Comissão de Defesa dos Animais disponibiliza link para colher sugestões da população



Os membros da comissão preparam-se para a audiência pública sobre a situação dos animais no município.

Por meio de um link disponível no site da Câmara todos os interessados vão poder enviar críticas e sugestões sobre a situação dos animais em Araras. O acesso estará disponível antes e depois da audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira (16/07), às 19 horas, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”, para discutir a temática.

O evento é aberto à participação de todos e o acesso para o envio de questionamentos, críticas e sugestões pode ser feito pelo endereço http://www.araras.sp.leg.br/animais-sugestao. Todas as mensagens serão encaminhadas e analisadas pela Comissão Temporária de Assunto Relevante presidida pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), tendo como demais membros os vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Eder Donizetti Muller (PSDC), Marcelo de Oliveira (PRB) e Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP).

Nesta sexta-feira (12/07), os integrantes da Comissão de Defesa dos Animais se reuniram com a finalidade de acertar detalhes da audiência pública para a qual já ocorreram mais de 200 confirmações pelo Facebook, com mensagens chegando e sendo processadas também pelo link disponível do site do Legislativo Municipal de Araras.

A audiência será presidida pela vereadora Anete, contando com a presença e apoio dos demais membros da comissão, com todos os vereadores e autoridades do Judiciário e do Executivo convidados, além dos protetores dos animais.

Todos os envolvidos nesta questão defendem a criação de políticas e práticas que contemplem uma condição digna aos animais, numa convivência segura e saudável com a sociedade. “Numa cidade como Araras, em que lutamos em várias frentes de atuação e segmentos, na busca por melhores condições e índices de qualidade de vida, não se pode aceitar a ausência de políticas claras e exequíveis em relação aos animais”, defendem os membros da comissão.

O abandono e os maus tratos à espécie animal já representam hoje um sério problema que, num nível crescente e diante da indiferença de todos, pode provocar ainda mais graves consequências. Isto significa que ignorar esta condição, seria o mesmo que aceitar num futuro não muito distante uma cidade suja, provocada pelo abandono, com transmissão de doenças como raiva e outras, além de acidentes de trânsito decorrentes de atropelamentos, animais em condições desprezíveis de vida, enquanto a toda a população vai também sofrendo as consequências.

Diante deste panorama, em que se busca elencar os problemas e definir prioridades, é que acontece a audiência pública sobre a situação dos animais, dando a todos a oportunidade de participar e colaborar com este processo. Por conta disto, serão relatadas as ações empreendidas pela comissão até o momento para que tudo mais possa ser acrescentado neste trabalho. No final, será elaborado um relatório para ser encaminhado ao Ministério Público, podendo, inclusive, gerar uma TAC – Termo de Ajustamento de Conduta por parte do Município.

Conscientes da importância do trabalho que desenvolvem, e pensando na formulação de um melhor quadro futuro sobre a questão, os membros da Comissão Relevante já estão formulando propostas na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias. “É grande a nossa expectativa de participação da sociedade organizada neste evento, sem a qual nada se constrói e nada se pode projetar de melhor para o futuro. Vamos, inclusive, propor a destinação de recursos para que ações definidas nesta fase sejam garantias e que passem acontecer, não mais de forma paliativa, mas de maneira constante, crescente e com metas muito bem definidas”, declara a vereadora Anete em nome dos demais colegas vereadores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário