Campanha de Vacinação Antirrábica acontece no dia 14



Haverá 24 locais para imunização de cães e gatos; no dia 21, também haverá vacinação na região rural














A Prefeitura realiza no próximo dia 14 de julho, das 8h às 17h, Campanha de Vacinação Antirrábica. No dia, serão disponibilizados 24 locais de imunização, que vão funcionar em escolas, unidades de saúde, instituições e na Delegacia Participativa. As doses são gratuitas.
Todos os cães e gatos, a partir de quatro meses de idade, devem ser imunizados contra a raiva. Não há contra indicação. Mesmo os animais que estejam em período de gestação, adoentados, ou amamentando devem ser vacinados.
A campanha é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses.
A imunização é importante porque a raiva não tem cura e pode matar tanto o animal, que é vítima da doença, quanto os humanos infectados.
Portanto, a melhor maneira de se ver livre desse problema é vacinar os animais. Como o Ministério da Saúde suspendeu preventivamente as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal nos últimos dois anos no Estado de São Paulo, a Prefeitura de Araras adquiriu 21 mil doses da vacina.
Zona Rural Além da vacinação na região urbana, seis equipes da Secretaria da Saúde também vão percorrer a zona rural da cidade no dia 21 para realizar a vacinação em cães e gatos – o cronograma será divulgado nos próximos dias.
A meta é vacinar mais de 18 mil animais – uma quantidade de doses será mantida no CCZ para a imunização dos animais atendidos no local.
Sintomas da raiva em cães e gatos- O animal não consegue beber água (hidrofobia) e nem se alimentar
- Salivação em excesso
- Agressividade além do normal
Transmissão para humanos
- A transmissão da raiva pode ocorrer por meio da mordida do animal ou contato da saliva do cão ou gato com a pele ferida da pessoa
- Arranhão de cães ou gatos contaminados pela raiva também pode transmitir a doença aos humanos
Silvio Domingos/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário