Prefeitura e Sapa realizam 6º mutirão para castração de animais



Iniciativa acontece sábado (30), das 9h as 17h, no estacionamento da Delegacia de Policia de Araras














A Prefeitura de Araras realiza mais um mutirão itinerante de triagem para castração de animais.
O evento, que é organizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais), acontece sábado (30), das 9h as 17h, no estacionamento da Delegacia de Polícia de Araras, que fica na Avenida Dona Renata, no Jardim São João.
O projeto atenderá os moradores de bairros como Jardim São João, Jardim Santa Rosa, Jardim Santo Antonio, Jardim Europa, Jardim Piratininga e Centro, que têm interesse em castrar seus animais de estimação (caninos e felinos). A ação visa ampliar o acesso aos procedimentos, que são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.
Para se inscrever, o munícipe deverá comparecer ao local com cópia do CPF, do RG e do comprovante de residência.
Os proprietários de cães (macho e fêmea) devem levar os animais para avaliação veterinária, que será realizada no próprio mutirão. Já os felinos (macho e fêmea) não precisam ser levados, pois necessitam de transporte em caixas especiais.
Quem tiver vários animais para castrar também não precisa levar todos ao local de inscrição, mas deve apresentar a documentação exigida para cadastramento.
No ato da inscrição, o munícipe será informado sobre o dia e em qual a clinica veterinária será realizado o procedimento. As esterilizações são gratuitas e realizadas em clínicas particulares que mantêm convênio com a Prefeitura.
Paralelamente a esse trabalho, o CCZ também continua realizando castrações gratuitas de cães e gatos no centro cirúrgico existente na unidade.
Para isso, é necessário que o proprietário do animal compareça ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Rural Luiz Segundo D´Alessandri, ao lado do Aterro Municipal Araras, levando os seguintes documentos: cópia do cartão do SUS ou Bolsa Família, comprovante de residência, CPF e RG.
Em 2011, o setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.510 castrações de cães e gatos.
O levantamento contabiliza as cirurgias realizadas pelas clínicas veterinárias conveniadas com o município e também as esterilizações realizadas no próprio CCZ. “Para 2012, o objetivo da administração é atingir a marca de 2,5 mil castrações”, enfatizou o veterinário Anderson Dellai Mathiensen, responsável pelo CCZ.
O Centro atende de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413.

Silvio Domingos/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário