Ampliação do Canil será para acolher animais abandonados

Boxer encontrado pela Sapa, abandonado dentro da antiga do proprietário que se mudou para o Minha Casa, Minha Vida




A Prefeitura anunciou a ampliação do Canil Municipal que funciona ao lado do Aterro Municipal, na Estrada Luiz Segundo D´Alessandri, na zona leste. O espaço passará a ter quase o dobro de sua capacidade atual, com mais seis baias para abrigar 90 animais, entre cães e gatos.
A decisão teria sido tomada em reunião entre o Executivo, a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) e o deputado estadual Feliciano Filho, que cobraram da administração medidas para resolver a super população de animais abandonada nas ruas da cidade, e que teria se agravado, depois de ser proibida a posse de bichos domésticos no novo Residencial Arnaldo Mazon e Victório Corroche, construído no Narciso Gomes e Nova Olinda, respectivamente, por meio do programa habitacional, Minha Casa, Minha Vida.
“Antes dos apartamentos serem entregues fomos atrás da Prefeitura porque a proibição ia resultar em 400 a 500 animais na rua, sabíamos que isso ia acontecer. Sabemos que quem proibiu a posse foram os condôminos e a Prefeitura não teve participação, mas o controle de animais abandonados é sim, de responsabilidade da Prefeitura. Na última sexta-feira (27) o Feliciano veio para Araras, e junto conosco, pressionou o governo para resolver isso e se comprometeram a ampliar o canil”, explicou Henrique Oliveira, presidente da Sapa.
Henrique entretanto, não acredita que só a ampliação seja a solução para resolver definitivamente o problema. “Hoje o Canil tem capacidade para 120 animais e já está com 150, mas e esse restante? Numa conta rápida dá para saber o tamanho do problema – calcule entre 400 a 500 animais na rua, procriando uma vez ao ano, com seis filhotes cada vez, em pouco tempo teremos mais de três mil animais sem dono. Isso é problema de saúde pública – com surto de carrapato e pulga, aumento de acidentes de carro, risco de raiva, entre outros”, ressaltou Henrique.
Outras soluções já teriam sido apresentadas à Prefeitura pela Sapa, mas que não saíram do papel. “Propomos alugar uma chácara e levar os cães, inclusive o governo divulgou em algumas mídias que o contrato estava quase pronto. A Prefeitura fez algumas exigências e cumprimos todas, inclusive a troca da diretoria, que culminou em gastos extras para a Sapa e nada foi feito. Isso sim poderia ser uma solução”, informou Henrique.
O secretário municipal de Governo Felipe Beloto citou que foram estudadas essas outras possibilidades, quando anunciou a reforma, como o aluguel de um espaço para colocar os animais, mas o custo operacional ficaria inviável para o município. Por isso, foi decido ampliar o CCZ com os mesmo padrões de baias já existentes.
Segundo a Sapa, hoje tem animais abandonados por ex-donos que se mudaram para as novas moradias populares, cuidados por voluntários. E são inúmeros os casos de animais que sofreram maus tratos, em conseqüência da mudança de residência.
“Teve gente que não pode levar e a gente acolheu. Temos voluntários no Parque Industrial e no José Ometto cuidando desses bichos. Temos um Pit Bull que tomou uma ‘facãozada’ na cabeça, pois o dono tentou matá-lo para não levá-lo para o condomínio Minha Casa, Minha Vida, outro que foi amarrado e arrastado por um carro e um Boxer foi abandonado dentro da casa de um dos condôminos que se mudou e ele ficou por uns 10 dias sem água e sem comida, temos mais vários casos como estes. E é muito importante dizer que não temos verba nenhuma de governo, estamos alimentando mais de 200 animais do nosso bolso”, emendou ele
Detalhes da ampliação
O Canil Municipal conta com 39 baias – a maioria individual – e atende a cerca de 100 animais. A obra será realizada com recursos próprios do município e deve começar nos próximos dias. O material para realização da obra já está sendo adquirido pela administração.
Além de novas baias para a acomodação adequada de cães e gatos à espera de adoção, o local reinaugurado pela administração em 2010 conta ainda com vestiário, salas administrativas e centro cirúrgico completo, que realiza a esterilização de animais abandonados nas ruas.
Castração
De acordo com Anderson Matthiesen, médico veterinário responsável pelo local, a Prefeitura realiza atualmente cerca de 250 cirurgias de castração gratuitas por mês, juntamente com as clínicas conveniadas, e é referência no setor para vários municípios da região.
“Isso sem contar as mais de 200 consultas veterinárias gratuitas e 100 visitas referentes a animais de rua e sinantrópicos (carrapatos, caramujos, aranhas, escorpiões, morcegos, cobras, etc.), que são realizadas por mês”, disse.
Atualmente, o CCZ também retira das ruas, mediante denúncias, cerca de 50 animais por mês. A equipe trata dos doentes, realiza as castrações e coloca os sadios para adoção no próprio local e em feirinhas realizadas na Praça Barão de Araras, em frente à Casa da Cultura).

Prefeitura teria imposto a troca de presidente da Sapa
De acordo com o atual presidente da Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais), Henrique Oliveira, a Prefeitura teria exigido a troca da diretoria/presidência da organização para firmar qualquer tipo de convênio ou parceria entre ambas. Henrique assumiu há cerca de dois meses.
A medida acabou destituindo o até então presidente, João Cunha, que esteve a frente do cargo a maior para do tempo de existência da Sapa, foram cerca de quatro mandatos, além de vices-mandatos.
João, entretanto, diz que não foi informado oficialmente desta exigência do executivo. “Na realidade não sei de nada oficialmente, Mas não vejo motivos, já que nunca me indispus com ninguém. Tanto que o convênio não saiu e não deve sair. Em contato com o próprio prefeito, Nelson Brambilla (PT), para ver se tinha procedência, ele me disse que jamais fez referências a esse respeito e fez questão de reforçar que sempre fomos parceiros e prometeu uma entrevista só para esclarecer o assunto”, comentou o ex-presidente.
Ele também ressalta que de qualquer forma iria se afastar da presidência da Sapa, porque estuda lança sua pré-candidatura a vereador pelo PTB. “Hoje sou quase 100% pré-candidato a vereador e estaria me afastando para concorrer as eleições deste ano. Meu partido está fazendo reuniões e me quer como candidato”, emendou ele.
Independente de estar na presidência, João faz questão de reafirmar que continua ativista da Sapa. “Sou ativista independente de posições que ocupo, sempre que a Sapa esteve em situações complicadas eu assumi a presidência, em 14 anos fiu presidente várias vezes e nem sei quantas vezes, mas o que sempre me importou foi o bem do animal, a proteção deles, e é assim que vai continuar sendo”, finalizou João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário