‎" 4º MUTIRÃO PARA CASTRAÇÂO DE ANIMAIS."

Sapa faz mutirão para castração de animais na zona norte

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), ligado a Secretaria de Saúde, e a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) realizam no próximo sábado (11), mais um mutirão itinerante de triagem para castração de animais. Esse será o quarto mutirão realizado em Araras com o objetivo de garantir o controle populacional de cães e gatos do município.
A ação será realizada das 9h às 17h, no PSF (Posto de Saúde da Família) Francisco Nicola Cascelli, no Parque das Árvores e vai atender moradores dos bairros da região norte, visando ampliar o acesso aos procedimentos, que são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.
As pessoas interessadas em esterilizar seus animais de estimação devem comparecer ao local, com xerox do comprovante de endereço, CPF e RG, onde será realizado um cadastro para agendar a castração.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os cães devem ser encaminhados para avaliação veterinária que será realizada no próprio mutirão. Já os felinos não precisam ser levados, pois precisam de transporte em caixas especiais. As esterilizações são gratuitas e realizadas em clínicas particulares que mantêm convênio com a Prefeitura.
Paralelamente, o Centro de Zoonoses também continua realizando castrações gratuitas de cães e gatos no centro cirúrgico existente na unidade. É necessário que o proprietário do animal compareça ao local, localizado na Estrada Rural Luiz Segundo D´Alessandri, ao lado do Aterro Municipal, levando cópia do cartão do SUS ou Bolsa Família, comprovante de residência, CPF e RG.
Em 2011, o setor registrou 1,5 mil castrações de cães e gatos, contabilizando os animais cadastrados nos dois mutirões realizados na região leste e um na zona sul. “Agora é a oportunidade dos moradores da zona norte também castrarem seus animais”, disse o veterinário Anderson Dellai Mathiensen, responsável pelo CCZ.
O levantamento contabiliza as cirurgias realizadas pelas clínicas veterinárias que mantêm convênio com o município e também as esterilizações realizadas no próprio CCZ. Todas foram oferecidas para a população gratuitamente. “Para 2012 o objetivo da administração é atingir a marca de 2,5 mil castrações”, enfatizou.
O CCZ atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413. (Redação)

Coletiva marca início das ações do Movimento de Defesa dos Animais
Nesta quinta-feira (8), a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o cronograma de ações da entidade já implantadas no município e outras futuras, referente à de proteção aos animais.
O conteúdo foi apresentado pela Comissão do Movimento de Defesa dos Animais nomeada por membros da Sapa no dia 31 de janeiro na Biblioteca Municipal Martinico Prado, quando foram discutidas políticas públicas relacionadas aos maus-tratos de animais.
O grupo congrega diversas entidades civis e também pessoas que se preocupam com a defesa dos animais. Ele foi organizado para dar início a um trabalho de conscientização.
O Movimento tem como objetivo cooperar com as entidades já existentes, porém dando ênfase à realização de alguns itens como: apoiar a instalação o mais breve possível do Conselho de Defesa dos Animais e aumentar sua área de ação, apoiar o projeto que institui o Dia de Proteção aos Animais e desenvolver ações para este dia e realização de palestras com os alunos da rede municipal. (Redação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário