Governo de Araras realizou mais de 1,5 mil castrações de animais em 2011


Cirurgias são oferecidas gratuitamente à população no Centro de Controle de Zoonoses e nas clínicas conveniadas com a administração


O controle populacional dos animais é levado a sério pela atual administração.
 Em 2011, o setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.510 castrações de cães e gatos.
O levantamento contabiliza as cirurgias realizadas pelas clínicas veterinárias que mantêm convênio com o município e também as esterilizações realizadas no próprio CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Todas foram oferecidas para a população gratuitamente.
Para 2012, segundo o veterinário Anderson Dellai Mathiensen, responsável pelo Centro, o objetivo da administração é atingir a marca de 2,5 mil castrações.
A parceria realizada com a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) também tem contribuído e muito com os resultados positivos alcançados pelo CCZ. Foi por meio do trabalho em conjunto com a entidade que a Prefeitura realizou três mutirões itinerantes de triagem para castração de cães e gatos. Dois deles foram realizados na região leste e o outro, na região sul.
A medida teve como objetivo cadastrar os animais para ampliar o acesso aos procedimentos que são oferecidos pela Prefeitura. “A Sapa tem contribuído muito com o nosso trabalho”, disse Mathiensen.
Para o veterinário, é motivo de orgulho saber que Araras foi uma das pioneiras na região a firmar convênio entre a Prefeitura e clínicas veterinárias particulares para programas de castração coletiva de pequenos animais. “Recentemente Rio Claro e São Paulo também adotaram essa medida, o que demonstra que estamos no caminho certo”, enfatizou.
As pessoas interessadas em esterilizar seus animais de estimação devem comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Rural Luiz Segundo D´Alessandri, ao lado do Aterro Municipal Araras, levando os seguintes documentos: cópia do cartão do SUS ou Bolsa Família, comprovante de residência, CPF e RG para fazer o cadastro. O tempo de espera é de, em média, 15 dias.
O CCZ atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413.
Arquivo / Secom

Silvio Domingos/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário