CIGARRA - ASSUNTO DO GIPA DESSA SEMANA



CIGARRA
Nome comum: Cigarra.
Nome em ingles: Cicada
Nome em Francês: Cigale grise, Cigale de l'Orne, cigale du Frêne, Cigale panachée...
Nome científico: Cicada orni
Filo: Arthropoda
Sub-filo: Mandibulata
Classe: Insecta
Super-Classe: Hexapoda
Gênero: Cicada
Ordem: Homóptera
Espécie: Orni
Família: Cicadidae.
Características:
Comprimento: 4 cm, contando com as asas
Envergadura: até 10 cm
2 pares de asas grandes, corpo grande, boa visão.
Macho e fêmea morrem antes do inverno
Distribuição: Sul da Europa e outros lugares.
Habitat: Vivem sob a terra no estágio de ninfas (comendo raízes) e são arborícolas como adultos.

Como é que este animal tão pequeno consegue produzir um ruído tão grande, tão alto que pode ser ouvido a quase 1 quilômetro de distância? Chega a ser difícil ouvir o que outra pessoa nos diz quando estamos perto de uma cigarra. O som provém da base do abdome do macho. Eles possuem membranas dos dois lados do abdômen, chamadas “tímbalos”. Para fazê-las vibrar, as cigarras as comprimem no interior do corpo usando certos músculos. Bolsinhas de ar amplificam o som. A vibração produzida desta forma é muito poderosa. A utilidade deste som pelos machos é para cortejar a fêmea. É difícil determinar de onde vem o som da cigarra se não a vemos com os próprios olhos. Isso não é por acaso: assim como nós não a encontramos, seus predadores, que poderiam ser atraídos por seu canto, também não as encontram.
Há no mundo mais de 1500 espécies de cigarra. A maioria vive nos trópicos ou na bacia do Mediterrâneo. Nos Estados Unidos existem aproximadamente 75 espécies. As cigarras passam sua vida adulta nos galhos e troncos das árvores. Mudam de lugar somente para se abrigar do sol. Alimentam-se de seiva, que ingerem em grande quantidade, mas retêm apenas o açúcar. Os ovos são postos nos galhos das árvores. Quando se abrem, as larvas caem no chão. Ficam sob o solo e alimentam-se de seiva das raízes das árvores. A ninfa de uma espécie norte-americana precisa de 17 anos par voltar à superfície e escalar uma árvore. Seu tegumento então se abre e deixa à mostra as asas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco -   SAÚDE ANIMAL




Dezessete anos de gestação e pouco mais de um mês de vida adulta ... Assim é a vida das cigarras.

Só quem canta são os machos, para atrair as fêmeas, através de um aparelho estridulatório que êles possuem de cada lado do primeiro segmento abdominal e cada espécie de cigarra emite o seu som característico.
Elas cantam mais ao amanhecer e ao entardecer e, com menor intensidade, nas horas mais quentes do dia.
Elas têm uma forma característica e, com um comprimento que varia de 15 a pouco mais de 65 milímetros, possuem também um "bico" comprido para se alimentar da seiva das árvores e das plantas aonde costumam viver.
A maioria das espécies brasileiras tem um período total de vida ao redor de 17 anos, sendo que na sua fase adulta elas vivem por mais ou menos um mês.
Se, por um lado, ela é importante no eco-sistema por servir de alimento para os seus predadores naturais, por outro ela é nociva por ser uma grande praga para algumas plantas, visto que as suas ninfas se alimentam da seiva das raízes dessas plantas e causam grandes prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que elas retiram e pelo ferimentos que causam às raízes, facilitando assim a penetração de fungos e de bactérias.
É variado, segundo cada espécie, o tempo que as larvas permanecem sob a terra, mas para sete espécies do gênero Magicicada esse tempo é sincronizado, ou seja, todas elas saem do chão ao mesmo tempo, para cerca de duas semanas de canto ensurdecedor, acasalamento e postura de ovos.
Em resumo, é o seguinte o ciclo de vida das cigarras:
- As fêmeas põem os seus ovos e morrem logo depois.
- Os ovos eclodem.
- Os insetos jovens ( ninfas ) caem no chão e entram na terra.
- As  ninfas  vivem  na  terra  por 4 a 17 anos (dependendo da espécie) se alimentando da seiva das raízes.
- Depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofrem uma metamorfose, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento. 
Entre os insetos, as cigarras são as únicas que produzem o som estridente que todos conhecem. Algumas espécies conseguem atingir 120 decibéis com facilidade, enquanto outras menores realizam a proeza de alcançar uma sonoridade tão aguda que o seu canto simplesmente não é percebido pelo ouvido humano, embora cachorros e outros animais possam chegar a uivar de dor por causa dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário