Mais de 80 animais são cadastrados no mutirão de triagem

Eles foram selecionados no último sábado (30) para castração
Dados preliminares apontam que foram cadastrados mais de 80 animais durante o mutirão itinerante de triagem para castração de cães e gatos. A mobilização foi realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses e a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) no último sábado (30), na área externa da Emei “Luis Henrique Borelli”, no Jardim Morumbi.
A medida tem como objetivo ampliar o acesso aos procedimentos, que são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. No local, também foi feita avaliação do animal para verificar se eles têm condições clínicas para passar pelo procedimento. Os voluntários da Sapa também orientaram os munícipes sobre a posse responsável.
O veterinário responsável pelo CCZ, Anderson Dellai Matthiesen, avaliou a mutirão como satisfatório. “Por ter sido a primeira mobilização e em um bairro próximo ao CCZ, onde as pessoas geralmente levam os animais para castração, alcançamos a expectativa”, comentou.
Com o cadastro, uma equipe do CCZ entrará em contato com os donos dos animais para a realização das esterilizações gratuitas. Os procedimentos serão realizados em clínicas particulares que mantêm convênio com a Prefeitura. O tempo médio de espera pelo procedimento é de 15 dias.
O prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla reforça que o objetivo do mutirão foi diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade e garantir melhor tratamento para eles. “Nossa administração vem provando que tem uma grande preocupação com os animais e esse mutirão, realizado em parceria com a Sapa, é mais uma prova disso”, reiterou.
População agradece
A população também agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “Muitas vezes não temos como levar os animais para serem castrados. Com o atendimento em nosso bairro, facilitou muito”, disse a doméstica Neusa Vicente, que cadastrou sua gata para castração.
A jovem Bianca Lima Pereira, que adotou um cachorro de rua, ressaltou a importância do mutirão. ”Gosto muito de animais e minha família resolveu adotar esse cachorro, que estava na rua. Como mutirão veio para o nosso bairro, vamos castrá-lo”, acrescentou.
Quem também elogiou o trabalho foi a dona de casa Liliam Reis de Oliveira. “Esse mutirão é muito importante e só temos a agradecer. Há tempos queria castrar meu cachorro”, completou.
João Cunha, presidente da Sapa, agradeceu o apoio da Prefeitura.
“A Sapa e a Prefeitura estão fazendo a parte delas. Agora precisamos envolver a comunidade, porque o controle populacional dos animais é um dever de todos”, alerta.
Cunha revela que o próximo mutirão poderá ocorrer em um bairro distante da região leste, para que seja feita uma comparação. Ele reforçou ainda que as mobilizações vão continuar, porque a castração garante menos animais abandonados nas ruas da cidade. “É uma questão de saúde pública e ambiental”, observou.
O levantamento final dos animais cadastrados no mutirão será divulgado nessa terça-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413 ou no Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Rural “Luiz Segundo D´Alessandri”, ao lado do Aterro Municipal Araras, e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Silvio Domingos / Secom
 site - Prefeitura de Araras

Nenhum comentário:

Postar um comentário