Barretos (SP) Entidade vai à Justiça após morte de bezerro em rodeio



22/08/2011 - Fonte: Folha de S.Paulo

Derrubado por peão em Barretos, animal fica tetraplégico e é sacrificado

Objetivo será pedir a proibição do bulldog, modalidade da qual o animal participava; entidade vê fatalidade

A morte de um bezerro depois de uma prova na 56ª Festa do Peão de Barretos gerou indignação entre entidades de proteção aos animais.  O episódio, que ocorreu na última sexta-feira, será levado à Polícia Civil e ao Ministério Público.


O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, cuja mobilização conseguiu extinguir a prova do laço em todos os rodeios do país há quatro anos, vai acionar a Justiça para tentar proibir a modalidade bulldog.


"Nessa prova, o peão se atira sobre o animal e torce o pescoço.  Isso é crueldade", afirmou a presidente do fórum, Sônia Fonseca.


No bulldog, o peão precisa derrubar o bezerro com as mãos, sem o uso de nenhum tipo de equipamento.


Na sexta-feira, o bezerro ficou imóvel no chão da arena de Barretos após ser derrubado pelo "bulldogueiro" Cesar Brosco.  O animal foi retirado da arena em um veículo.


Mais tarde, foi constatado que o bezerro havia sofrido uma lesão nas vértebras e, por isso, ficou tetraplégico.  Diante da situação, o bezerro foi sacrificado.


A organização da Festa do Peão de Barretos disse que o caso foi uma "fatalidade" e que não vê motivos para que a modalidade seja abolida do evento.


A advogada Viviane Alexandre, representante da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), afirmou que levará o caso ao recém criado Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, do Ministério Público.


"A morte do bezerro é a prova de que essa atitude grotesca, que eles chamam de esporte, provoca maus-tratos aos animais", disse.



Organizador vê fatalidade e nega maus-tratos


Da enviada a Barretos


O presidente de Os Independentes, entidade organizadora da Festa do Peão de Barretos, Marcos Murta, considerou uma fatalidade a morte do bezerro durante a prova do bulldog na última sexta-feira.  Ele disse não ver motivos para que a modalidade seja abolida do evento.


"É do esporte o risco.  Como o cara da Stock Car, que o carro pode pegar fogo.  Como no hipismo, que o cavalo pode quebrar a pata.  Foi uma fatalidade, infelizmente, mas não houve maus tratos."


Murta disse que o animal saiu vivo da arena após a prova e que, posteriormente, foi constatado que havia fratura nas vértebras.


"Tudo o que era possível foi feito.  Infelizmente se constatou a fratura.  Não tinha como colocar uma atadura.  [O boi] não é como um humano que vai e coloca um pino, fica de repouso."


Segundo o organizador, estudos do Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal) indicam que a torção durante a imobilização na modalidade bulldog não é prejudicial ao bicho.


"Não fazemos a prova do laço em Barretos porque não foi feito um estudo condizente para assegurar que não há risco para o animal.  Com o bulldog foi comprovado que o movimento de torção não fere o animal.  A gente tem que ser muito claro em Barretos.  Temos o Ecoa para estudar isso", afirmou.

Não, não houve maus tratos, o bezerro só morreu, só isso!!!
É muito triste o ser humano usar  e matar os animais só por prazer.
Quem assiste aos rodeios está participando dessa crueldade.

DIGA NÃO AOS RODEIOS!!!!

ASSUNTO DO GIPA DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário