GIPA - VACINAÇÃO DE CÃES



Período de vacinação de Cães:

*50 dias de idade => Vacina V8 - 1ª dose

*70 dias de idade =>
 Vacina V8 - 2ª dose + 1ª dose Tosse dos Canis

*90 dias de idade =>
 Vacina V8 - 3ª dose + 2ª Dose Tosse dos Canis

*110 dias de idade =>
 Vacina V8 - 4ª dose

*120 dias de idade =>
 Anti Rábica

*6 meses após a Dose 4ª de V8: reforço isolado semestral da Leptospirose

*1 ano após a Dose 4ª da V8, Tosse dos Canis e Raiva: Reforço anual dessas 3 vacinas.



Tosse dos Canis 
Traqueobronquite Infecciosa Canina
Traqueobronquite infecciosa e uma enfermidade de cães que ataca o sistema respiratório dos animais produzindo
crises de tosse deixando os proprietários com a impressão de que estão com algo trancado na garganta.
Pode atingir animais de diferentes faixas de idade, tendo como característica episódios de tosse associados a dificuldade respiratória Os agentes causadores desta doença são:vírus
Os animais mais susceptíveis são os filhotes recém desmamados, dentre os adultos os debilitados
A doença e altamente transmissível (pequenas gotas eliminadas pêlos espirros) e os animais apresentam os primeiros sintomas entre 3 a 10 dias após a infecção podendo persistir com os sintomas 3 a 4 semanas.
pode atingir 15 espécies animais diferentes dentre elas o próprio homem. Pôr este motivo o controle desta doença é importante para a saúde dos animais proprietários e veterinários.
Recomenda-se a imunização dos filhotes através do uso de vacinas  a partir de 8 semanas de idade com revacinação anual.



CINOMOSE
 Doença viral altamente contagiosa entre cães. De difícil tratamento a cinomose leva a  morte um numero altíssimo de cães sintomáticos. Em geral começa como um resfriado, as vezes o cão acometido apresenta um quadro de diarréia e em seguida acomete o sistema nervoso central, causando falta de coordenação principalmente nos membros posteriores e convulsões. Dos cães que conseguem se curar muitos deles acabam ficando com sequelas para o resto da vida.

HEPATITE INFECCIOSA CANINA 

É caracterizada por lesões hepáticas que podem causar aumento do fígado, dor, ascite (barriga d água) e icterícia (mucosas amareladas).

ADENOVIRUS TIPO 2 e PARAINFLUENZA 

Esses dois agentes virais causam doenças respiratórias que, por si só não seriam muito graves mas, o que geralmente ocorre é uma contaminação secundaria por bactérias podendo tornar o caso bem mais grave evoluindo para uma pneumonia ou broncopneumonia. 

PARVOVIROSE 

Virose que acomete principalmente filhotes, em geral causando vomito e diarréia de sangue por alguns dias. Leva a uma profunda desidratação e a morte quando não tratada. Muitos cães, mesmo socorridos a tempo, podem não resistir a doença.

CORONAVIROSE 

Também causa um quadro de vomito e diarréia, as vezes com sangue, porem em geral mais brando que a parvovirose, podendo se tornar complicado se houver contaminação por bactérias.

LEPTOSPIROSE 

 A leptospirose é transmitida através da urina do rato podendo causar uma serie de sintomas desde apatia, vomito, icterícia a lesões renais severas e morte.O tratamento deve ser instituído o mais rápido possível e, mesmo tratados a tempo, alguns cães não resistem a doença.

Antes de ser vacinado o cão precisa ser avaliado pôr um veterinário para ter certeza que seu organismo esta apto a receber a vacina, alem de veterinários darem carteira de vacinação assinada e uma segurança maior de que a vacina usada é de boa procedência e foi bem acondicionada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário