GIPA

ASSUNTO DA SEMANA:      PÁSSAROS.

Lugar de passarinho é livre na natureza.  Ele quer voar!

Ele não canta na gaiola porque está feliz.  Como poderia estar?
Mas, se por infelicidade do passarinho,  estiver preso e tiver carrapatos e piolhos, encharcar as penas dos pássaros com vinagre de vinho branco, que mata apenas os piolhos, não os ovos. E deixar o ambiente sempre limpo.

CUIDADO COM A ÁGUA COM AÇÚCAR PARA BEIJA-FLORES

GARRAFINHAS COM ÁGUA AÇUCARADA
O preparo da água com açúcar exige alguns cuidados. Deve-se ferver a água para esterilizá-la. O cloro da água de torneiras é prejudicial, pois pode provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos).   Quanto ao açúcar sugere-se o do tipo cristal. A mistura deve ser preparada diariamente (se posta na geladeira, deve ser usada no mesmo dia). Pode ser enriquecida com um suplemento alimentar com proteínas, vitaminas e sais minerais . Nada disso, porém, supre as necessidades do beija-flor. "Sem flores, poderá sobreviver apenas alguns meses."

A fermentação da água com açúcar causa fungos (invisíveis a olho nu) que matam o beija-flor. Provocam infecção bucal e asfixia por inchaço da língua. Mel ou groselha não devem ser adicionados à mistura. Fermentam com maior rapidez. Deixe a garrafinha em local fresco, à sombra, para não acelerar a fermentação com o calor. Diariamente, jogue fora a sobra da mistura, enxágüe bem as garrafinhas e reabasteça-as. Para eliminar a formação de fungos nos recipientes, higienize-os duas vezes por semana. Limpe-os bem e mergulhe-os em água com água sanitária (uma parte de Cândida para 15 de água), por 30 minutos. A seguir, enxágüe bem para eliminar resíduos.

Há também as visitas indesejáveis de formigas, abelhas e moscas. O avanço maciço de arapuás (abelhas pretas que não picam, mas entram nos cabelos e na roupa) chega a afastar os beija-flores. Nesse caso, pode-se tirar as garrafinhas e colocá-las apenas dois dias por semana para tentar fazê-las encontrar outras fontes de alimento. Formigas dificultam o acesso do beija-flor ao bebedouro. Podem ser mantidas longe untando o barbante ao qual está pendurado com azeite ou graxa à base de petróleo. Garrafinhas com pratinho na base evitam que a água açucarada respingue no chão e crie um novo ponto de atração de insetos.

E para encerrar  o poema  PASSARINHO  NA GAIOLA
Sou prisioneiro inocente
Vivo atrás das grades
De uma pequena gaiola
Que muitos chamam de amor

Não possso mais voar!
As minhas asinhas
Foram cortadas rentes
Com tesoura afiada

Mas não posso ir a lugar algum,
Nada me falta aqui.
Exceto liberdade!
Não fugiria se pudesse
Aqui é meu lugar.

Deixei ser capturado por amor.
Sou um tolo passarinho de gaiola.
Que canto para entreter minha dona.
Que fez isso comigo
E me mantém preso aqui.
Para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário